Padrões de Construção

Os mitos sobre a diferença no padrão da construção

O que na verdade o que diferencia uma construção “POPULAR” de uma “DE ALTO PADRÃO”?
- Tecnicamente nada. Isso mesmo nada, ambas merecem a mesma atenção, devem ser projetadas dentro das mesmas normas estabelecidas pela ABNT e seguindo os mesmos critérios de qualidade.
Existe uma confusão muito grande entre padrão de qualidade e padrão de construção.
Qualquer tipo de construção independente do “PADRÃO” deve ser projetada de acordo com as necessidades de quem a habitará, sua estrutura deve ser dimensionada de modo a suportar e resistir as cargas a que estará sujeita, ser construída com os mesmos critérios utilizando-se de materiais de qualidade e confiabilidade, ou seja, só por que o cidadão não pode construir uma casa de 200m², ele esta condenado a morar numa casa feia, mal projetada, mal feita e mal acaba. Morar numa casa popular não precisa ser um castigo, alias não existe CASA POPULAR, existem construções com dimensões e características adequadas às suas necessidades.
Conheço muitas pessoas de posses que moram em apartamentos ou casas de 70 ou 80m², por que não precisam e/ou não querem mais do que isso, e nem por isso moram mau.
Em sitese:
- Tanto em uma casa de 50m² tida como "POPULAR" como uma casa de 200m² tida como "ALTO PADRÃO", usam em sua estrutura o mesmo concreto, o mesmo aço nas armaduras, os mesmos critérios para calculo e dimensionamento de suas estruturas, a mesma mão de obra, devem ter de seus construtores o mesmo cuidado e atenção, se utilizar dos mesmos critérios de qualidade e principalmente da mesma consideração.
Só por que uma construção é popular não significa que estará imune a riscos e vícios posteriores se for mal construída ou mal projetada.
Ai você se pergunta:
- Aonde esse doido quer chegar, afinal então, porque uma casa de alto padrão e então tão mais cara do que uma popular?
A resposta e simples:
  • Casas populares são menores e em geral menos complexas, portanto utilizam menos materiais, envolvem menos tempo de mão de obra, conseqüente menor é o custo para sua construção.

  • São menos ousadas, ou seja, em construções populares, procuramos usar artifícios arquitetônicos que dêem harmonia e beleza a construção sem carregar sua estrutura e sem criar artifícios, que acabam encarecendo a construção, o que não quer dizer que ele deve ter um telhadinho duas águas parecendo uma casinha de cachorro, quem tiver duvida, olhe a perspectiva artística da casa com 60m² da nossa pagina “CASA PLANEJADA”, é uma casa popular, simples, porém, harmônica e sem onerar seu custo de construção.

  • Agora vem o ponto diferencial o ACABAMENTO, este sim é responsável por toda a diferença nos custos, em casas de alto padrão, lançamos mão de acabamentos digamos mais nobres, como mármores, granitos, porcelanatos, etc, em casas de padrão popular usamos matérias com a mesma qualidade, durabilidade beleza e combinação, porém sem o status de algumas marcas; o que não deve ser confundido com a utilização de matérias “RUINS”, ou seja, materiais sem qualidade.
O que diferencia em geral o preço dos materiais ditos nobres dos demais é: serem mais raros como e o caso das pedras naturais e alguns tipos de madeira, terem um processo de industrialização mais dispendioso como e o caso dos porcelanatos ou status do nome do fabricante, que todos conhecem por isso não vou citar nenhum, ou seja, certas marcas conseguiram associar seus nomes a status e por isso são uma grif, e você paga por este status quando compra o produto.
É como comprar uma calça jeans de boa qualidade, que seja agradável ao seu gosto e que atenda às suas necessidades em uma loja qualquer e pagar R$ 100,00 por ela ou ir ao Shopping entrar numa loja de grif, e pagar R$ 350,00 por aquela etiquetinha famosa que traz de brinde costurada nela uma calça com a mesma qualidade que a outra.
Lembrem-se não é por que é caro que é de bom gosto, é bonito ou tem qualidade se não for bem utilizado ou combinado.
Muitas pessoas me ligam buscando orçamento e a primeira coisa que dizem “quero construir uma casinha, mas é coisa popular bem simples”,
Simplicidade não é sinônimo de custo, e sim de competência de quem projeta, a menos que você queira morar num Templo Romano, as construções atuais tendem cada vez mais a linhas limpas, são simples, porém harmoniosas, basta olhar nas fotos de algumas casas que temos aqui em nosso site, alguém tem duvida que a maioria daquelas casas são bem simples?
O que as deferência?
- a harmonia do projeto e as combinações entre seus revestimentos e acabamentos
Por que custam uma fortuna?
- por terem grandes áreas construidas, pela complexidade estrutural (lajes com bardas sem vigas, grandes vãos, pés direitos altos, caixilhos especiais, muito vidro temperado, etc...), revestimentos e acabamentos de “marca”, pedras naturais e principalmente, são construídas em regiões nobres o que por si só já as valoriza muito.
De uma vez por todas entendam:
Não desmereçam ou subestimem sua construção só por que é pequena; tratem e exijam do construtor a mesma atenção e critério não importando se seu investimento será de 30 ou 300mil, construir com qualidade e responsabilidade, custa o mesmo preço que sendo negligente em geral até menos, lembra do ditado: Quem faz mal feito faz uma, duas, três, quatro ......vezes.
Não importa o tamanho da construção:
  • o projeto arquitetônico deve se harmonioso e de acordo com seu estilo preferido.
  • as fundações e estrutura devem ser solidas e adequada ao porte da construção,
  • o esquadro e prumo das paredes deve ser corretos,
  • portas e janelas devem ser de qualidade e funcionar corretamente,
  • as instalações elétricas devem ser dimensionadas e executadas dentro dos padrões e com materiais normalizados, de acordo com as cargas que nela serão instaladas,
  • as instalações hidráulicas devem funcionar perfeitamente e serem duráveis,
  • todos os revestimentos e acabamentos devem ser de qualidade, ao seu gosto, corretamente empregados e aplicados.
Ou seja todos os materiais bem como profissionais envolvidos, do Engenheiro ao Ajudante da obra devem ter a qualificação e competência necessária aos serviços envolvidos na sua construção.
Não existe construção barata, existe construção com custo compatível ao seu porte e características.
Um forte abraço,
Por
Reinaldo Martins
Publicada em 01/08/2009
 

(27) 3042-5606 / (27) 9722-4864 / (27) 9239-9821 / (27) 9296-4613 / (27) 9992-3184

VIVO DIRETO (CELULAR/RADIO) (27) 9722-4864 / (27) 9992-3184

Serra - Espirito Santo


Copyright © 2008 Reinaldo & Patricia - Todos os direitos reservados

  Site Map